quinta-feira, 15 de setembro de 2011

O QUE O MOTIVOU A ESCOLHER A ODONTOLOGIA COMO PROFISSÃO?


Aonde Você quer chegar?

Os inúmeros compromissos do dia-a-dia, tanto no âmbito pessoal, como profissional, muitas vezes nos conduz de maneira a parecer que estamos no piloto automático. Não prestamos muita atenção em quem e ao que está a nossa volta e, o pior, nem em nós mesmos.
Sugiro, então, um exercício bastante útil para que você fique com sua mente mais serena e focada.
Antes de iniciar seu trabalho, sente-se com a coluna ereta, os pés bem plantados no chão, as mãos relaxadas sobre os joelhos; feche os olhos e, por 3 a 5 minutinhos, foque a atenção em sua respiração. Procure dar um ritmo a sua respiração, contando até 8, ao inalar e contando até 8, ao exalar. Ao final dos 5 minutos, abra os olhos lentamente e você vai perceber que sua mente está mais tranquila e apta para manter sua atenção focada no trabalho que será executado.
É hora, então de se lembrar que, através de suas mãos, você está ali para levar saúde e bem-estar ao seu paciente.
Todo cuidado na melhoria de sua capacidade técnica, no entanto, não será suficiente, se esse cuidado não se estender na escolha dos equipamentos, materiais e na preparação do ambiente para a execução do trabalho.
Seja qual tenha sido o motivo que o levou a escolher a Odontologia como profissão, certamente, o ponto em que todos almejam chegar traduz-se em SUCESSO.
Mas, o que é SUCESSO para você? Bom desempenho técnico, reconhecimento e fidelização de sua clientela, tranquilidade financeira, status, conforto, sentir-se útil? Tudo isso junto?
Seria muito produtivo, se, com certa frequência, você se perguntasse:
- O que eu posso fazer para aperfeiçoar, ainda mais, a forma como executo o meu trabalho?
E, aí, cabe refletir e tomar algumas decisões em relação a:
- Como anda sua disposição, seu humor, sua alimentação, enfim, sua saúde?
- Como está a administração de seu consultório ou clínica?
- A documentação está sendo feita adequadamente, ou melhor, você está documentando todas as etapas do tratamento?
- Você está realizando todos os protocolos de biossegurança necessários para evitar a contaminação cruzada, inclusive a esterilização das peças de mão?
- Você está se dando a chance de rever seus conceitos?
- Sinto-me feliz com o quê e da maneira como faço?
Nossa vida passa muito rápido e, quando nos damos conta disso, é muito gratificante, quando percebemos que conseguimos nos tornar seres melhores, que aprendemos a ser flexíveis, que compreendemos que o amor com que fazemos tudo é o que fará diferença e que, através de nossas atitudes, conseguimos tornar o mundo um pouquinho melhor.
Ana Cristina Siedschlag - Tillin

Nenhum comentário:

Postar um comentário