quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

NOVO CÓDIGO DE ÉTICA ODONTOLÓGICA entra em vigor em 01 de janeiro de 2013

Através da Resolução 118/2012, o Conselho Federal de Odontologia revoga o Código de Ética Odontológica, aprovado pela Resolução CFO-42, de 20 de maio de 2003 e aprova o Código de Ética Odontológica que entra em vigor dia 01 de janeiro de 2013.

O que muda, então, com o novo Código de Ética Odontológica?


Em seu artigo 1o., o novo CEO (Código de Ética Odontológica) elenca os profissionais que devem observar suas regras e a obrigatoriedade de inscreverem-se nos Conselhos de Odontologia, sendo eles: o cirurgião-dentista, os profissionais técnicos e auxiliares e pessoas jurídicas que exerçam atividades na área da Odontologia, em âmbito público e/ou privado.

Foram inseridos dois novos artigos (6o. e 7o.), contemplando os direitos fundamentais dos técnicos e auxiliares em saúde bucal. 

Especial atenção está sendo dada à Documentação Odontológica, com a inserção de um novo capítulo específico para este assunto: Capítulo VII - DOS DOCUMENTOS ODONTOLÓGICOS.

Dentre outras coisas, determina que, a contratação de serviços outros profissionais da Odontologia, bem como, a renúncia ao atendimento do paciente, sejam por escrito. 

Estão previstos os prontuários eletrônicos, bem como sua conservação de forma digital. 

Sobre o tema DOCUMENTAÇÃO ODONTOLÓGICA, em breve, estarei publicando um livro que está em fase de conclusão, com o objetivo de ajudá-lo, pois, geralmente, não é a preocupação, nem o foco do profissional de Odontologia. No entanto, uma vez não elaborada adequadamente, pode trazer muitos tanstornos.

O novo CEO traz, também, um capítulo específico sobre Doação, Transplante e Banco de Órgãos, Tecidos e Biomateriais, além de ter ampliado o capítulo destinado às Penas e suas Aplicações.

Desejo a Todos os Profissionais de Odontologia que tenham um final de 2012 muito Feliz e que em 2013 dediquem um pouquinho de seu tempo para melhorar sua rotina, principalmente, no que diz respeito à documentação odontológica e a transformar seu consultório num ambiente mais seguro para si mesmo e para seu paciente.








Nenhum comentário:

Postar um comentário